LAUDO DE FAUNA

     A importância da fauna em áreas urbanas, suburbanas e rurais não se restringe somente a aspectos puramente estéticos ou emocionais. Certas espécies são bioindicadores de contaminação, outras podem ser portadoras de doenças transmissíveis ao homem e aos animais e algumas, ainda, possuem valor comercial.

    A fauna é condicionada diretamente pelos fatores bióticos e abióticos do ecossistema, bem como da ação antrópica que atua diretamente nestes dois fatores.

    Os principais objetivos de análise de fauna são: Inventário amostral das espécies no perímetro da área do empreendimento, Diagnóstico qualitativo local e  Prognóstico de possível impactação da fauna com a implantação de futuros empreendimentos.

    São feitas considerações sobre os habitats das espécies mais representativas e também são apresentadas medidas mitigadoras necessárias para minimizar e/ou compensar os prováveis impactos gerados quando na implantação do empreendimento sobre a fauna presente no local.

    Para se avaliar profundamente as unidades faunísticas e as suas possíveis relações com o habitat ou nicho ecológico, deve-se considerar uma série de fatores, tais como: distribuição geográfica e ecológica, limites de tolerância os fatores ambientais e muitas outras (BITTENCOURT, 1989).